sexta-feira, 27 de abril de 2007

uma ida à penitenciaria IV de Madrid

No dia 26 de Abril eu e a Umera tivémos um dos nossos maiores desafios como futuras profissionais...uma visita a uma prisão em Madrid...
a proposta foi nos feita no ambito de um seminario que tinhamos assistido em Março que confesso que a minha vontade não era muita...porque "algo" me dizia que podia não estar preparada...mas depois da sugestão da Umera..porque não?(obrigada por me teres dito para ir Umi)
A ansiedade crescia e o facto de toda a segurança que esta à volta da prisão não me ajudou muito mas fiquei muito surpreendida..um sitio muito limpo, com muitos espaços verdes...tratados pelos presos....
"é muito parecido com uma cidade em pequeno..." dizia o trabalhador social que nos acompanhava...
os presos tem varios cursos,trabalhos e workshops para fazerem e até trabalhos podem fazer porque as empresas encomendam trabalhos à prisão...foi impressionante...celas duplas limpas...foi impressionante..
o que mais me impressionou foi os presos estarem a circular por toda a prisão enquanto faziamos a visita...e até nos cumprimentarem...como futura profissional posso comentar que as tentativas de inclusão são muitas....pessoalmente um contacto com a realidade abanou o meu "mundinho" e cresce-se sempre mais um pouco...
Muito obrigada pela oportunidade....
SARA


Bem.. a minha ida a Penintenciaria IV de Madrid foi uma autêntica revelação.. quando fiquei a saber da possibilidade de poder entrar numa prisão fiquei muito contente porque nem todos tem a oportunidade de ver o que é aquilo na realidade.. mas ao mesmo tempo.. tive muito receio.. Porque muito sinceramente, sou uma menina muito sentimentalista "típica menina da mama" LOL
O dia 26 foi um típico dia
O dia 26 foi um típico dia de chuva e lá fomos nós.. "Estava preparada para um filme de terror".. Mas acreditam que a realidade é outra… e fiquei contente por ver o que vi..
As pessoas vivem em perfeitas condicoes..muito melhor do que muitas que vivem na calle e até podem receber pessoas para "Follar"!!
"A prisão é o mais parecido com uma cidade"
Umera

Nenhum comentário: